Grupos Geradores

Com um vasto leque de opções de grupos geradores a Diesel com potências até aos 2 500kVA, com arranque elétrico manual ou automático, abertos ou insonorizados, contentorizados e móveis.

Consulte-nos e conheça a nossa gama.

Glossário

Ampere (A), a unidade de medida da corrente elétrica. Um Ampere é a corrente elétrica que circula quando é aplicada uma tensão de um volt a uma resistência de um ohm.

Construção, normalmente metálica, dentro da qual está instalado um grupo gerador. Dispõe, necessariamente, de aberturas para ventilação e saída do escape.
Pode ser apenas para abrigar o equipamento da intempérie, possibilitando a sua operação no exterior, ou o que é mais vulgar, dispor de tratamento acústico que reduz o ruído produzido pelo equipamento. O nível de ruído produzido é definido pela sua potência sonora, expressa em dBA (decibel, escala A) e referida como LWA.

Qualquer carga, incluindo o regime de plena carga, que um grupo gerador é capaz de fornecer por um período longo indefinido, excepto na situação de desligado para efeitos de manutenção preventiva.

(I) O nível de fluxo de eletricidade. A corrente contínua circula do negativo para o positivo. A corrente alterna varia alternadamente a sua direção. A teoria do fluxo de corrente é utilizada convencionalmente em potência e a direção da corrente é do positivo para o negativo.

(ou Corrente Direta, DC ou CD) uma Corrente elétrica que circula apenas numa única direção para uma determinada tensão e resistência elétrica. A Corrente direta tem normalmente uma amplitude constante para uma dada carga.

(dB) unidade utilizada para definir o nível de ruído. Normalmente associada a uma escala de referência, a escala “A”.

Nos circuitos de corrente alterna, as indutâncias e as capacitâncias podem causar a situação em que o ponto onde a onda de tensão passa pelo valor zero é diferente do ponto onde a onda de corrente passa pelo valor zero. Quando a onda de corrente precede a onda de tensão resulta num fator de potência em avanço, como no caso de uma carga capacitiva ou de um motor síncrono sobreexcitado. Quando a onda de tensão precede a onda de corrente resulta num fator de potência em atraso. Este é o caso geral. O fator de potência expressa a extensão da diferença entre a tensão zero e a corrente zero. Considerando que um ciclo completo são 360 graus, a diferença entre os pontos zero pode ser expressa com um ângulo. O fator de potência é calculado como o cosseno do ângulo, entre os pontos zero e é expresso como uma fracção decimal (0,8) ou uma percentagem (80%). Pode ser também mostrado como o rácio entre kW e kVA.

(UPS) um sistema concebido para fornecer energia sem interrupção ou fenómenos transitórios durante um certo período, quando a fonte normal de energia está incapaz de ter uma performance aceitável.

Um nome geral de um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica. A energia elétrica pode ser corrente direta (DC) ou corrente alterna (AC). Um gerador de AC é também chamado um alternador.

(L) qualquer dispositivo com ferro na estrutura magnética tem muita inércia magnética. Esta inércia opõe-se a qualquer alteração na corrente. A característica de um circuito que provoca esta inércia magnética é conhecida por indutância própria, é medida em Henry e o seu símbolo é “L”.

1.000 Volt Amperes (potência aparente). É igual a kW dividido pelo fator de potência.

(Triângulo) uma ligação trifásica, em que o início de cada fase está ligado ao fim da fase seguinte, formando a letra grega Delta (D). As linhas de carga são ligadas aos cantos do delta. Em alguns casos é fornecido um ponto central em cada fase, mas cada vez mais só numa perna, fornecendo deste modo uma saída de um quarto fio.

Uma carga de corrente alterna (AC) ou fonte de potência tendo normalmente apenas dois terminais de entrada se for uma carga, ou dois terminais de saída, se for uma fonte.

Nível de trabalho realizado ou energia dispendida por unidade de tempo. A potência mecânica é muitas vezes medida em cavalos vapor (horsepower – hp) e a potência elétrica em kilowatts (kW). 1 kW equivale a 1,34 hp.

(kVA, VA) um termo utilizado quando a corrente e a tensão não estão em fase, ou seja, quando não atingem valores correspondentes no mesmo instante. O produto resultante da corrente e da tensão é a potência aparente e é expressa em kVA.

A potência elétrica estável garantida, que é obtida continuamente à saída de um gerador em condições nominais de funcionamento.

Potência que circula entre os circuitos indutores de um gerador e os circuitos indutores de motores, transformadores, etc., que são parte da carga elétrica. Esta potência não produz trabalho útil na carga elétrica, nem apresenta carga ao motor de accionamento do gerador. Só aplica carga ao gerador e limita a capacidade do gerador.

Um dispositivo que converte a corrente alterna (CA) em corrente contínua (CC).

(R) oposição à passagem de corrente em circuitos de corrente contínua e corrente alterna. É expressa em termos de Ohm e o seu símbolo é R.

Um plano onde, por acordo, uma empresa fornecedora de eletricidade pode interromper o fornecimento de energia a um cliente específico em qualquer altura. A esses clientes, alvo de tais acordos, são normalmente oferecidas tarifas especiais.

A temperatura do ar do meio envolvente no qual o grupo gerador opera. Pode ser expresso em graus Celsius ou Fahrenheit.

Três ondas completas de sinal de tensão / corrente, cada uma com um comprimento de 360 graus, ocorrendo com uma desfasagem de 120 graus. Um sistema trifásico pode ser de 3 ou 4 fios (3 condutores e um neutro).

(V) unidade de potencial elétrico. Um potencial de um volt origina uma corrente de um ampere que circula através de uma resistência de um ohm.

A variação de frequência permitida, a partir de um valor médio, em condições de funcionamento estáveis.

Se uma tensão é aplicada a um condensador (dois condutores separados por um isolador), o isolador ficará com uma carga elétrica. Esta medida é expressa em micro-farads (µf).

Uma volta completa da corrente alterna ou da tensão, desde zero até um valor máximo positivo, voltando a zero, depois desde zero até um valor máximo negativo e depois novamente a zero. O número de ciclos por segundo é chamado frequência, que é expressa em Hertz (Hz).

(AC ou CA) uma corrente elétrica que periodicamente inverte a sua direção e altera a sua amplitude ao circular através de um condutor ou circuito elétrico. A amplitude de uma corrente alterna vai de zero a um valor máximo numa direção, volta a zero, e depois segue a mesma variação na direção oposta. Uma volta completa é chamada um ciclo ou 360 graus elétricos. No caso de corrente alterna de 50 ciclos, cada ciclo é completado 50 vezes por segundo.

Valor da corrente que circula continuamente em serviço normal, sem exceder os valores de temperatura permitidos, nos condutores elétricos respetivos.

Um dispositivo de proteção, capaz de interromper um fluxo de corrente elétrica a um valor pré-determinado.

Uma carga cujo factor de potência é um, faz com que não exista desfasagem entre a onda de tensão e a onda de corrente. É denominada carga resistiva.

(Hz) o número de ciclos completos de uma tensão ou corrente alternas, por unidade de tempo, habitualmente por segundo. A unidade de medida é o Hertz (Hz), equivalente a 1 ciclo por segundo (CPS).

O número de ciclos completos de uma tensão ou corrente alternas, por unidade de tempo, habitualmente por segundo. A unidade de medida é o Hertz (Hz), equivalente a 1 ciclo por segundo (CPS).

(Inversor) dispositivo eléctrico para comutar cargas entre fontes alternativas de energia. Um inversor automático monitora a condição das fontes de energia e liga a carga à fonte de energia alternativa em caso de falha da fonte de alimentação preferencial.

1.000 Watts (potência real). É igual a kVA multiplicado pelo factor de potência.

Um método de interligação das fases num sistema trifásico, formando uma configuração semelhante a uma estrela (ou letra Y). Um quarto fio ou neutro pode ser ligado ao ponto central da estrela.

O nível de carga que um grupo gerador é capaz de fornecer sem exceder os limites especificados de temperatura máxima.

Potência Ativa ou Real (kW) – Um termo utilizado para descrever o produto da corrente, tensão e fator de potência, expresso em kW.

Uma fonte independente de reserva de energia elétrica, a qual em caso de falha da fonte normal, fornece potência elétrica de qualidade e quantidade aceitáveis, de modo a que as instalações dos utilizadores possam continuar a operar satisfatoriamente. Aplicando-se a grupos geradores esta potência está disponível apenas um número limitado de horas por ano e é a potência máxima que o gerador pode debitar.

A fonte de fornecimento de energia elétrica utilizada pelo cliente final, a qual está normalmente disponível continuamente, dia e noite, sendo habitualmente fornecida por uma empresa de eletricidade e por vezes por geração própria de energia.
A potência prime pode ser então uma aplicação onde o grupo gerador tem de fornecer potência numa base contínua e durante longos períodos de tempo, tipicamente quando não está disponível a rede elétrica pública, pressupondo sempre regime de carga variável.

(X) oposição à passagem de corrente num circuito de corrente alterna, causada pelas indutâncias e capacitâncias. É expressa em termos de Ohm e o seu símbolo é X.

O rendimento de um grupo gerador deve ser definido como o rácio entre a sua potência útil à saída e o total de potência à entrada (consumo de combustível), expressa em percentagem.

Rotações por minuto.

Este dispositivo na sua forma mais simples é um relé de controlo do tipo magnético que automaticamente fecha o interruptor do grupo gerador quando estão satisfeitas as condições de paralelo com outra fonte de energia eléctrica – sincronização em termos de frequência, tensão e acerto de fases.

A tensão nominal de um grupo gerador é a tensão para a qual o equipamento foi concebido para operar.

Rotações por minuto às quais o equipamento foi concebido para operar.

Unidade de potência elétrica. Em corrente contínua é igual a volts vezes amperes. Em corrente alterna é igual a volts eficazes vezes amperes eficazes vezes fator de potência vezes uma constante dependente do número de fases.